terça-feira, 28 de outubro de 2014

Rosa Moreira

Redatora, locutora noticiarista, apresentadora animadora da Rádio Cultura do Pará FM, desde 1991. Apresentou o programa FONOGRAMA de 2006 a 2010. Desde 2013 apresenta o Programa Momento Sebrae, do Sebrae Pará. E de 2004 a 2007 atuou como locutora noticiarista da Rádio Clube do Pará – AM. Atuou também na área de Marketing Político, na locução de campanhas eleitorais, em Belém e Macapá, e na área de Publicidade e Propaganda, na locução de spots comerciais para rádio e TV. Atualmente é apresentadora do Jornal da Manhã, redatora e noticiarista da Radio Cultura FM.

José Travassos - Show da Cidade


O vozeirão de José Travassos contrastava com o físico. Magrinho, aparentemente frágil, tornava-se um gigante ao começar a falar. E não media esforços para ser o primeiro a dar uma notícia no rádio. E a exclusividade da notícia exigia muito do rádio-repórter. Em junho de 1963, José Travassos ficou cerca de uma semana de plantão na Rádio Guajará, chegando até a ficar barbado, para ser o primeiro a divulgar a morte do Papa João XXIII, cujo estado de saúde era grave. Travassos obtinha as informações da Rádio do Vaticano, em Roma, que veiculava de hora em hora boletins em vários idiomas sobre o quadro clínico do Papa.
Numa dessas ocasiões, a Rádio estava transmitindo em espanhol, quando anunciou a morte de João XXIII. Travassos, que entendia um pouco do idioma, ganhou as glórias do furo.
Na década de 70, Travassos também fez muito sucesso. Foi na Rádio Marajoara quando ela ficava na José Malcher, no terreno onde hoje funciona o Colégio Sophos, Naquele prédio, em frente era a TV Marajoara, a rádio era lá atrás, no mesmo terreno.
Em 74, sob o comando de Ronald Pastor, que depois se tornou diretor de rádio da Cultura, José Travassos fez sucesso a partir de um modelo de programa inspirados nas emissoras de fora do Pará.
Nessa altura a Rádio Marajoara tinha como principal modelos as rádios do Rio de Janeiro, sobretudo a Tupi. Tinha aqueles programas abertos para o povão que, programas que viraram trincheira do grande público, daquele público carente, pobre, que procurava a rádio para reivindicar alguma coisa, um emprego, uma cadeira de rodas. Então era aquele rádio de forte apelo popular.

A Marajoara tinha de manhã o Show da Cidade , comandado muitos anos pelo José Travassos. O Travassos fazia o Show da Cidade a partir de 8 da manhã até o meio dia. Tinha aquelas seqüências todas musicais, o ouvinte pedindo reivindicando, as denúncias, as queixas também que o povo, aquele povo pobre das baixadas, das periferias reclamava disso e daquilo e procurava a rádio pra fazer isso, pra tornar pública a denúncia e isso dava uma grande audiência à Rádio Marajoara que ficou justamente na pesquisa do IBOPE, de opinião pública, campeoníssima ,acho que por quase 20 anos.

A Voz Padrão de Renato Lobo

Ainda criança Renato Alves (o Lobão) sonhava em viver dos microfones. Nascido Belém no dia 2 de Abril de 1986, o comunicador passou parte d...