sábado, 13 de setembro de 2014

Tavernard Neves - Toque de Mestre




O talento e amor hereditários são peculiaridades que definem muito bem Tavernard Neves, um dos maiores baluartes da crônica esportiva paraense. 
Nascido em 8 de dezembro de 1941, Neves cresceu entre versos de seu famoso tio, Antonio Tavernard, um dos maiores nomes da Literatura Paraense que nasceu em 10 de outubro de 1908 e faleceu dia 26 de maio de 1936, em Belém e que entre tantas pérolas da escrita, criou o Hino do Clube do Remo, paixão também do cronista.
Tavernard Neves tinha na família a inspiração para as letras, já a paixão pelo futebol teve a influência de outro parente ilustre: Simeão Frazão Tavernard ex-goleiro de Remo, Paysandu, Tuna Luso e Seleção Paraense. Enquanto a boa fluência verbal era natural dele, mesmo.  Presente de Deus.
O talento colocou Tavernard Neves como a opinião a ser respeitada nos principais meios de comunicação do Estado em mais de quatro décadas de carreira. Ele trabalhou durante anos na área de propaganda, mas esteve sempre ligado – como repórter, narrador e comentarista – ao radiojornalismo esportivo, inclusive com a coluna Toque de Mestre.
Tavernard Neves faleceu de problemas pulmonares na madrugada de 28 de Dezembro de 2012, aos 71 anos deixando uma lacuna eterna na lembrança de cronistas esportivos. 

Nelson Torres - Torrão




Esse peso pesado da comunicação nasceu em 14 de setembro de 1974  e em pouco tempo conquistou seu espaço no coração de torcedores de dois grandes clubes de futebol: Remo e Tuna. A História de Nelson Torres na comunicação iniciou na Vila Olímpica na virada os anos 90 para 2000 pela Rádio Marajoara AM. Nesta época, a emissora possuía em seu elenco Dinho Menezes, Carlos Alberto Melo ( ainda no prefixo), Getúlio Oliva, Jorge Luiz, entre outros. 
Em 3 anos acompanhando o dia-a-dia da Elite do Norte. Na Tuna, Torres conquistou muitos amigos e recebeu o reconhecimento de seu trabalho no centenário cruzmaltino. "Nunca tive atritos com dirigentes e jogadores. Procuro fazer meu trabalho respeitando a todos", conta ele.
Nelson Torres passou para cobertura do Clube do Remo em 2005 onde noticiou vários furos. "Respiro o Clube do Remo 24hs por dia. Atualmente, "Torrão", como ele é conhecido pelos amigos da crônica esportiva, atualmente está na equipe de esportes da Liberal  CBN.


Carlos Magno - Fantástico



Nascido em Belém, no dia 2 de dezembro de 1967, Carlos Magno recebeu o apelido de "Fantástico" pela ênfase que dá as principais notícias do Clube do Remo. Mas segundo ele, a "a notícia ganha tonalidade de acordo com sua importância". El iniciou a carreira no rádio a partir de uma oportunidade que recebeu do então apresentador do "Alvorada Esportiva", hoje coordenador de esportes da Marajoara AM, Nildo Matos. Magno soube aproveitar e em pouco tempo já estava integrado à equipe de esportes da Super, então comandada por Jorge Luiz.
O desembaraço de Carlos Magno chamou a atenção do saudoso comentarista Nonato Santos ( falecido em 2013), que aconselhou Jorge Luiz a colocá-lo no Baenão, acompanhando as notícias do Remo. E assim tem sido desde 2009.





A Voz Padrão de Renato Lobo

Ainda criança Renato Alves (o Lobão) sonhava em viver dos microfones. Nascido Belém no dia 2 de Abril de 1986, o comunicador passou parte d...