Adamor Filho – “O Danado”


Já traz no nome uma marca forte do rádio, Costa Filho, mesmo nome de Antônio Maria Zacarias Costa Filho, radialista que fez sucesso na Rádio Liberal AM.
Em 1963 Adamor começa na Rádio Marajoara. Sua tarefa inicial é atuar em radionovelas. Em 64 achou o caminho que trilharia com sucesso no rádio: a área policial. Entre os nomes de destaque na época do início da carreira de Adamor, estão Tacimar Cantuária e Iracema Oliveira.
Em 70 Adamor vai para a Rádio Liberal e em seguida para a Rádio Clube do Pará e depois de 10 anos volta para a Marajoara. Nesse meio tempo, Adamor ingressa em outra área que também tivera destaque: a política. Em 1977 foi eleito vereador, o primeiro mandato de 4 que viria a ter, sendo os dois últimos já na década de 80.
O “Danado”, como ficou conhecido, por seu estilo de falar tudo, sem temer ninguém, passou por quase todas as emissoras de Belém. O radialista alcançou sucesso com o programa “A patrulha da cidade”, da Rádio Marajoara. Foram mais de 10 anos de carreira radiofônica no comando desse programa policial. era uma referencia no rádio como reporte policial. Quando noticiava que a policia havia acertado o bandido, ele dava uma longa gargalhada de ironia, como estivesse dizendo bem-feito. Sem dúvida, foi uma grande perda para o rádio paraense. Outras atividades de Adamor Filho foram na TV Boas Novas e no Jornal Popular, com a “Coluna do Danado”.
“O Danado” morreu na madrugada de 31 de julho de 2006. Ele estava na Praia do Caripi, em Barcarena, onde passava férias. Segundo a família, Adamor tinha pressão alta e morreu de ataque cardíaco durante o sono.
Adamor Filho faz parte da história do rádio paraense. Ele trabalhou por mais de 40 anos como repórter e apresentador em várias emissoras da capital. O corpo do radialista foi sepultado em Belém.

Fonte: O Pará nas Ondas do Rádio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luís Eduardo Anaice - O repórter

Eloy Santos - O Rei do Rádio