O fenômeno Paulo Ronaldo



 
"Assim como Deus separou a noite do dia, liberta meu corpo da má companhia, pelos poderes de Deus e da Virgem Maria. Saravá, meu pai!"


Era assim que o maior radialista de todos os tempos no Pará iniciava seu programa. De uma família de classe média, com seu estilo agressivo, irônico e inteligente, mas às vezes escrachado, Paulo Ronaldo Mendonça de Albuquerque, ou somente Paulo Ronaldo,  tornou-se o apresentador mais popular (e mais amado) de sua época. Iniciou a carreira tanto no rádio como no jornalismo impresso na década de 60. Entre suas primeiras reportagens para o jornal A Província do Pará (ligado aos Diários Associados), depois de passar pouco tempo no noticioso “O Dia” estava à mudança dos moradores do antigo igarapé das almas por causa das obras da Doca de Sousa Franco.
Paulo Ronaldo assumiu na Rádio Marajaoara AM o programa policial “Patrulha da Cidade”, que surgiu apresentado por Advaldo Castro e Wladmir Conde apresentando as mazelas sociais. Mas foi na apresentação de Paulo que o programa se tornou um fenômeno. Ali ele também apresentou o “Paulo Ronaldo Show”, que era uma mistura. Tinha os quadros hilariantes, tinha também a crônica do dia, tinha a prece, essas coisas todinhas e tinha o programa policial. Tinha a “Dama da Cidade”, a “Ronda da cidade”.

Fazendo escola, até hoje

No final da década de 70, ao se transferir pra a Rádio Guajará, Paulo Ronaldo levou a atração para a nova casa, menos “A Patrulha” que era da Marajoara (onde é apresentada até hoje). Em novo prefixo, Paulo criou o “Alerta Geral” que era um programa policial mais leve, que também tocava música.
Um dos maiores ícones do rádio paraense e que serviu de inspiração para muitos radialistas das gerações seguintes. Ele fez escola, porque ele deixou... Hoje tem muitas pessoas que... Tem o Adonai do Socorro, o Anaice - o Anaisse começou em 79 ou 80 conosco na Guajará – tem o Amauri Silveira, tem Vicente Gama.
Colega de trabalho de Paulo Ronaldo na época, José Travassos dizia com respeito das qualidades do apresentador: “Ele podia não ter voz, mas o que botava para frente era tão grosso, tão forte, que cativava a cidade”. O mesmo carinho era compartilhado por Iracema oliveira, secretária (apelidada de secretária do diabo) e amiga de Paulo Ronaldo. Ela contava que até mesmo os bandidos gostavam do apresentador. Paulo foi um repórter tão amado, muito querido até pela malandragem. Devido ele ter muita vivência no acampamento_ como afirmou Iracema de Oliveira_ então, os bandidos quando ele existia um crime tal ele dizia: “Chama fulano de tal que eu quero falar”. Então, os bandidos vinham se entregar para ele, coisa que nunca se viu. Os bandidos mesmos vinham se entregar porque sabiam que com ele, não ia ter espancamento, não ia ter nada. Então, ele entregava os bandidos à polícia. Às vezes, alguns policiais ficavam com raiva dele, porque ele conseguia bloquear, conseguia furar tudo. 
Paulo Ronaldo entrevistando moradores na comunidade do Igarapé das Almas, onde hoje é a Doca de Souza Franco.
Últimos momentos

A popularidade de Paulo Ronaldo era tanta, que nas eleições de 1970 para a renovação da Assembleia Legislativa, ele foi eleito pelo MDB o candidato mais votado, com 13.780 votos.
Mesmo estando a imprensa constantemente ameaçada pela censura, Paulo Ronaldo manteve seu jornalismo crítico, desafiando o regime militar e, por isso, foi preso duas vezes. A primeira, sob a acusação de insuflar a greve dos motoristas e, a segunda, por denunciar as torturas e assassinatos praticados pelo esquadrão da morte. Paulo Ronaldo tinha como provas o testemunho do caseiro do lugar onde eram praticadas as torturas e fotos de pessoas espancadas. Esses documentos desapareceram na ocasião do processo. Ele ficou seis meses  encarcerado no quartel da Polícia Militar, uma experiência da qual Paulo Ronaldo nunca se refez, segundo a secretária Iracema Oliveira. Tal prisão provocou uma imensa revolta popular.
Um ataque cardíaco o fulminou durante uma pelada de futebol de fim-de-semana em um campinho da Avenida Nove de Janeiro. Como assiduo frequentador de umbanda Paulo subiu entre atabaques e turíbulos no dia 21 de setembro de 1980, uma das datas em que se comemora o dia do radialista.

Comentários

  1. Muito bom saber das histórias desse grande radialista q tenho o maior orgulho de dizer q foi meu pai...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossaaa.... Paulo Ronaldo, Costa Filho, Oséas Silva, Clodomir Kollynos alguém sabe desse homem? Tacimar Cantuária, Gostava muito das reportagens da Leny Sampaio mas isso era da televisão!
      Madeiraaa em cima dele... tinha um programa que começava assimrsrsrs
      Sai sai sai boas noite meus senhores, sai sai sai boa noite peço licençakkkkk OMG!!!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. boa noite! queria muito,algum contato com filho do Paulo Ronaldo,pois me falaram que ele era o meu pai biológico ...o meu número 061 981296263 moro em Brasília

      Excluir
  2. PARABÉNS PELO CRIADOR DESSE BLOG MUITO BOM!!!

    ResponderExcluir
  3. E OS RADIALISTAS WLADMIR CONDE E RONALD PASTOR, POR ONDE ANDAM?

    ResponderExcluir
  4. Alguém lembra do tema de abertura do programa Paulo Ronald show?

    ResponderExcluir
  5. Obrigado ao idealizador do blog pelo conteúdo. Os amantes do rádio agradecem.

    ResponderExcluir
  6. Eu descobri que o Paulo Ronaldo é meu avô. Estou a procura do seu outro filho, irmão de meu pai. Qualquer informação por favor me avisem. (98087-7605)

    ResponderExcluir
  7. Também fez parte da vida do Soldado Jaime de Campos, e sua irmã Ana Maria de Campos Paixão. Que foi preso injustamente, onde sua irmã pra não morrer de fome ia comer na Delegacia .

    ResponderExcluir
  8. sou namante de radio am, sou da época de almir silva josé guilerme eloi santos tompson mota josé arteiro entre outros, quem não lembra do episódio do SKYLAB. .....Mas um período de fortes tempestades solares, começou a empurrá-lo de volta para a Terra. Até que, no dia 11 de julho de 1979, a estação desmanchou-se ao reentrar na atmosfera deixou todo mundo em pânico, temendo que um pedaço caísse na cabeça de alguém. ........... tinha 12 anos na época. vivi este episódio escutando boletim na radio marajoara am de hora em hora ''qui medo que deu''��

    ResponderExcluir
  9. Fiquei sabendo através da minha mãe depois de 45anos que Paulo Ronaldo é meu pai biológico. Sou casado tenho 46 anos.um casal de filhos e um neto. Sou formado e fico feliz de saber q meu pai foi um homem inteligente crítico e q lutava pelos direitos sociais. Tenho vontade de conhecer meus irmãos filhos de Paulo Ronaldo. Fone 984885126

    ResponderExcluir
  10. Fiquei sabendo através da minha mãe depois de 45anos que Paulo Ronaldo é meu pai biológico. Sou casado tenho 46 anos.um casal de filhos e um neto. Sou formado e fico feliz de saber q meu pai foi um homem inteligente crítico e q lutava pelos direitos sociais. Tenho vontade de conhecer meus irmãos filhos de Paulo Ronaldo. Fone 984885126

    ResponderExcluir
  11. Foi o Conego Apio, padrinho de Paulo Ronaldo, que celebrou a missa de sétimo dia, mesmo proibido pelo bispo D. ALBERTO NA iGREJA NOSSA SENHORA APARECIDA na Pedreira. Foi um ato eucumenico lindo com todos os terreiros de umbanda presentes.

    ResponderExcluir
  12. Paulo Ronaldo!Só ele mesmo,fenômeno.

    ResponderExcluir
  13. PRA MIM, MESMO PEQUENO, ACHAVA ESSE RADIALISTA MUITO BOÇAL... MORREU, ACABOU A BOÇALIDADE. SOMOS PÓ!

    ResponderExcluir
  14. Olá, amei saber sobre a história do sr.paulo Ronaldo
    Meu esposo e filho dele e até hoje já encontrei mais 4 se alguém for filho também me mande mensagem nesse e-mail

    ResponderExcluir
  15. Lembro que arrombaram a sepultura dele para roubar um microfone que supostamente era de ouro. A família processou a administração do cemitério.

    ResponderExcluir
  16. Mais que um comunicador autêntico e destemido, que, numa época em que o rádio era um verdadeiro "passaporte" para a vida política, apesar da censura e do temido AI-5, soube falar a linguagem o povo e dizer aquilo que a população tinha como aspiração. Mesmo tendo uma voz fraca, tudo o que falava repercutia e trazia grande ressonância. Apenas com seu microfone na mão, quando isso não era proibido, conquistou uma das mais expressivas votações que até então um Deputado Estadual já tinha tido. Tudo indicava que teria um grande futuro não apenas no rádio, mas também na política, no entanto, seu excesso de sinceridade e destemor acabaram por conduzi-lo ao ostracismo não apenas profissional, mas também político. Ao denunciar, pelos microfones da "Super", a existência, entre nós, de um esquadrão da morte, nos mesmos moldes do então existente no Rio de Janeiro e que um dos tal grupo, dentre outros, era liderado por um tal Sargento Barata da PME e tornar pública a suposta execução de um elemento que, mais tarde, reapareceu "vivinho da silva", comprometeu não apenas sua credibilidade como radialista, mas também seu futuro político. Acabou condenado a seis meses de prisão por crime de calúnia, injúria e difamação, pois, ao contrário das provas por si carreadas ao processo e que desapareceram, as gravações de seus programas não deixaram dúvidas quanto às suas afirmações. Justamente com a condenação à cadeia, veio, também sua inelegibilidade para as eleições seguintes, ficando inviável como candidato, ocasião em que, aproveitando sua indiscutível popularidade, lançou como um tipo de "candidata substituta", sua irmã Vera Albuquerque, a quem conheci e carinhosamente tratava como "Verinha". Vera, infelizmente, não soube dar continuidade ao seu trabalho político, tendo se envolvido em seguidas confusões, tendo, a pior de todas, sido quando foi às vias de fato com um motorista de taxi que, praticando barbeiragem, colidiu com a traseira de seu fusca, tendo levado a pior na refrega com o profissional, pois, além de homem e maior fisicamente, também sabia brigar bem. Foi o motorista preso e, na manhã seguinte, a frente da Assembleia Legislativa estava repleta de motoristas, colegas do agressor, que exigiam que Vera mandasse solta-lo, com o que ela não concordou, pois saiu inclusive lesionada de confronto. Diante da negativa da irmã de Paulo Ronaldo em liberar um colega da categoria, tanto ele quanto Vera perderam o apoio de um de seus maiores esteios políticos, a classe dos "motoras", que sempre votaram, juntamente com suas famílias e amigos, maciçamente nos irmãos, tanto para Deputado quanto para Vereador, sendo este o fim do mito Paulo Ronaldo que após ver a irmã perder a eleição de 74, também desapareceu do rádio por longo tempo, somente reaparecendo em fins dos anos 70, já próximo de sua morte, na Rádio Guajará e com uma coluna no O Liberal. Paulo morreu depois de uma pelada e Verinha, que ainda conseguira se segurara como funcionária do arquivo da Assembleia Legislativa, foi encontrada morta em adiantado estado de putrefação no pobre kit-net que alugava na 1º de Março, próximo à Zona do Meretrício, em total decadência física e financeira. Mereciam ter tido um destino melhor, em minha opinião !
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pequena observação: Paulo Ronaldo foi eleito Deputado Estadual em 1970 e Vera, sua irmã, Vereadora, em 1972, tendo Paulo sido impedido de se candidatar à reeleição em 1974, quando Vera foi por ele indicada, quando foi eleita com o slogan "se achas que o Paulo Ronaldo foi injustiçado, vote Vera", não conseguindo mais se eleger em 1978, por conta do episódio da briga com a classe dos taxistas.

      Excluir
    2. Omar Bueres,
      Sabes em que ano Vera Albuquerque morreu? Eu recordo que certa feita, não presenciei o fato, contaram-me, que ela tinha um cachorro que entrou debaixo de um carro lá na Primeiro de Março, e ela teria feito o maior escândalo até o cachorro sair debaixo do carro.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Luís Eduardo Anaice - O repórter

Adamor Filho – “O Danado”

Eloy Santos - O Rei do Rádio