Francisco Urbano

Se o ex-craque Paulo Roberto Falcão chegou a declarar que "o jogador de futebol morre duas vezes. A primeira, quando para de jogar", pode-se dizer que o radialista nasce duas vezes. A última, quando estreia no rádio. No caso de Francisco Urbano, nascido em Belém no dia 6 de Junho de 1957, a estréia nos microfones se deu em 1986, na Rádio Clube do Pará, quando esta funcionava no Travessa Curuzu. "Comecei no programa Plantão da Meia Noite, apresentado por José Lessa. Nesta época também tinha na equipe o professor Beraldo Francês. Mas posso ressaltar que muitos radialistas foram importantes na minha formação como profissional, mas citar nomes seria correr o risco de deixar alguém de fora", relembra ele.
Além da Rádio Clube, Francisco também trabalhou em outras emissoras: Rauland, Liberal e Marajoara. Ao longo de sua carreira, ele sempre trabalhou ligado ao esporte, sobretudo o futebol. Dentre os destaques da carreira deste radialista esta a cobertura do jogo Brasil  x Argentina, no Mangueirão, em 2011.
Segundo o radialista a família é a base de tudo, dentro e fora do rádio. E foi movido por problemas de saúde na família que Francisco Urbano decidiu se afastar dos microfones no final de 2014, no auge da carreira, compondo a melhor equipe de rádio esportivo, na Rádio Clube, comandada por Guilherme Guerreiro. Foi uma decisão corajosa de quem tem talento e experiência para voltar quando puder. Afinal, como diz àquela canção escoteira "Não é mais que um até logo. Não é mais que um breve adeus. Bem cedo, junto ao fogo, voltaremos a nos ver".

Comentários

Postagens mais visitadas