Celso Freire - Radio-jornalista premiado

Celso Luís Barbosa Freire nasceu em 30 de agosto de 1973 no Rio de Janeiro. Chegou a Belém no ano de 1994 para cursar Comunicação Social na Universidade Federal do Pará. Sua paixão pelo rádio surgiu na infância. “Desde moleque ouvia Rádios Globo, Manchete, Tupi e principalmente narrações esportivas. Gostava de acompanhar meu Botafogo”, recorda.
Na época da universidade Celso procurou estagiar numa área próxima ao jornalismo esportivo e foi assim que ingressou em 1997 no jornal Voz de Nazaré e na Rádio Nazaré FM. Mas em 2003 passou para Cultura FM pelas mãos de Ney Messias Junior. Assim Celso Freire se consolidava no radio-jornalismo como repórter do Jornal da Manhã.
Carlos Alberto Silva, Celso Freire, Heloisa Huhn,
Alcyr Cruz e Santino Soares.
Em 2001 abriu na Liberal AM uma vaga para repórter expresso. Obstinado, conquistou o lugar onde a função consistia em buscar notícia nas ruas em uma moto 50 cilindrada em busca de noticia nas ruas. Ele lembra que precisou se preparar para essa nova etapa na profissão. "Em um mês tirei minha habilitação pra pilotar a moto". 
Foi neste ano que, comandado por Meireles Fayal, Celso se mostrou polivalente no radio-jornalismo.  Além de cobrir o dia-a-dia dos clubes paraenses, apresentava jornadas esportivas, entre outras atrações da emissora. Tinha a companhia de Antenor Filho nestas empreitadas radiofônicas. Assim ele conciliava as duas emissoras. Mas em 2006 deixou a emissora pública para ficar somente na ORM. Entretanto o jornalismo impresso ainda fazia parte em sua vida pois, Celso Freire também se mantinha no Jornal Público onde escrevia sobre esporte. Era o ano de 2008.
Grande companheiro de reportagens e premiações, o saudoso José Luis Silva.

O talento deste jovem é refletido nas premiações seguidas no jornalismo. E assim conquistou vários, inclusive na companhia do saudoso José Luís Silva. Entre tantas conquistas entre troféus, certificados e quantias em dinheiro se destacam os concursos do IGE, Paratur, Fiepa, Sebrae, AMB, HGSBC, CNI, Estácio.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas