Assis Oliveira


Uma das melhores vozes do rádio paraense, Francisco Assis Oliveira Pinto nasceu em São Francisco do Pará no dia 31 de Dezembro de 1951. E já são 40 anos de respeitados anos nos microfones. No final da década de 60 ele ainda tinha muitas incertezas sobre que caminho profissional seguir. E foi gravando sua voz que passou a pensar na carreira de radialista. “Eu tinha uns 17 anos quando gravei com alguns amigos a minha voz e achei legal”, conta ele que ainda ingressou no Exército e via seu sonho da locução se distanciar, mas quis o destino que ao deixar a farda conseguisse um emprego de auxilar de escritório na Rádio Guajará em 1972. Assis lembra que admirava o trabalho dos locutores quando passava pelo estúdio. Decidiu então fazer um teste e como já inglês fluentemente, mais o talento, foi selecionado. Ali conviveu com outros grandes nomes, em especial o mito Paulo Ronaldo.
Com o tempo Oliveira passou pela Liberal, Cultura e Cidade Morena e correspondente da Rádio Globo em Belém. Depois disso Assis Oliveira começou a trabalhar na Petrobras e assim foi parar no Maranhão.

Fora de Belém trabalhou na Rádio Educativa, Tupi e TV Difusora até retornar para Belém, e na televisão, como apresentador do telejornal da TV Record, então sendo inaugurada naquele ano, 1998. Ele também dirigiu uma emissora em São João de Pirabas.

Atualmente Assis Oliveira apresenta programas na Rádio Clube e também na Diário FM, além de ilustrar várias peças publicitárias com sua voz para televisão e rádio. E como ele mesmo diz,  "A vida é curta. Viva intensamente todos os momentos mas, com limites."

Comentários

  1. Que bom saber que os radialistas possuem um espaço de reconhecimento. Me emocionei ao ver tantos e tantos radialistas que tive a oportunidade de conhecer quando criança, pois muitas vezes acompanhei meu pai (Assis Oliveira) em muitos estúdios e gravações. Pude presenciar in loco e admirar esses grandes profissionais. Obrigado ao blog, por contar um pouco da história do meu querido pai e dos seus amigos. Alguns não conheci pessoalmente, mas aqueles que tive a oportunidade aprendi a admirá-los e respeitar seu trabalho.
    Aqui fica um grande abraço à todos radialistas e, lógico, ao meu querido pai Assis Oliveira. Uma voz inconfundível para seus fãs, inclusive para mim, que a escuto desde o ventre da minha mãe. Fico por aqui, com muita emoção em escrever esse relato e relembrar excelentes momentos na carreira do meu pai.

    ResponderExcluir
  2. Um blog de reconhecimento aos profissionais da rádio paraense. Ótima iniciativa, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. É um exemplo de profissional, sua voz é inigualável, infelizmente não o conheço pessoalmente mas admiro pela seriedade e serenidade ao dar uma notícia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas