João Rodrigues - Janjão



João Rodrigues, o Janjão, escreveu seu nome na história do rádio entre os melhores do Pará. A voz padrão, o talento transpirante e a generosidade com os iniciantes compõe a personalidade deste paraense nascido em 6 de Novembro de 1952, em Belém.
Janjão iniciou a carreira em 1976 na extinta Guajará AM ao lado de Assis Filho, Zé Paulo e o lendário Paulo Ronaldo, entre outros. Com esta escola o locutor chegou a diretor da emissora onde peneirou outros grandes nomes do rádio paraense: Wladimir Costa, Sílvio Júnior, Nonato Pereira, Hélio Dória, etc.
Apaixonado por carnaval, João Rodrigues tem sua história confundida com a Folia de Momo. Aliás, por anos, Janjão venceu o concurso de Rei Momo. Além disto, como locutor dos desfiles, promotor de eventos com atrações nacionais, consolidou-se como referência carnavalesca na capital.
Mas voltando ao rádio, foi na Cultura FM que Janjão comandou por mais de 20 anos o Clube do Samba ao lado da amiga Lourdinha Bezerra. A contribuição deste programa é o incentivo ímpar a cultura musical do Pará, abrindo portas a artistas como Manga Verde, Meio Dia da Imperatriz e Marquinho Satã, etc. Embora tenha trabalhado também nas rádios Rauland, Marajoara, Floresta, Carajás, Província e até na Mundial –RJ. No final do primeiro semestre, Janjão voltou à Rádio Marajoara AM.
Sua voz inconfundível e aptidão publicitária pode ser conferida também em trabalhos feitos à agências publicitárias.
Nos últimos anos, problemas de saúde passaram a ser mais um obstáculo na vida deste valente guerreiro do microfone. Embora 2014 tenha praticamente iniciado com um grande golpe ao seu bem estar, é claro, que o apoio familiar lhe conduzirá a mais esta vitória. Pois Janjão ainda tem muito a ensinar às gerações futuras de rádio-apaixonados cuja admiração por este comunicador tem haver com um dos maiores sucessor de Roberto Carlos, Força Estranha:

“Eu vi muitos cabelos brancos
Na fronte do artista
O tempo não pára e no entanto
Ele nunca envelhece...
Aquele que conhece o jogo
Do fogo das coisas que são
É o sol, é o tempo, é a estrada
É o pé e é o chão...”.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luís Eduardo Anaice - O repórter

Adamor Filho – “O Danado”

Eloy Santos - O Rei do Rádio