Almir Silva - “O Alô, Alô Interior”

 
O cearense Almir Silva estourou na comunicação pela Rádio Difusora de São Luiz do Maranhão. Naquela época, final dos anos 50, o sinal desta emissora entrava muito bem em Belém. O programa “Bom dia Maranhão” era sinônimo de audiência e credenciou o comunicador na transferência para a capital paraense nos anos 60.
Considerado um dos maiores nomes da história do rádio no Pará, Almir Silva, também ficou famoso como repórter. Quando trabalhava na Rádio Guajará foi ele quem noticiou em primeira mão as indicações feitas pelo general Taurino Rezende, de Jarbas Passarinho e Alacid Nunes, para ocuparem respectivamente os  governos Estadual e Municipal.

Amigo do Rei

Existem poucos registros da vida deste artista dos microfones. Sabe-se que ele era amigo pessoal do cantor Roberto Carlos. O maior cantor romântico do Brasil, quando iniciou na carreira teve uma viagem cancelada para o Centro-Sul brasileiro quando estava em Belém e ouvindo o rádio reconheceu a voz de Almir Silva por quem o artista já tinha sido entrevistado no Maranhão. E foi com Almir que o então anônimo Roberto conheceu os bares de Belém na época. Depois disto, sempre que passava pela cidade, Roberto, já famoso, deixava avisado para sua segurança que Almir Silva tinha autorização para visitá-lo. Há uma lenda ou verdade de que o falecido radialista Almir Silva, Rádio Marajoara, tenha sido o intermediário para a carta de habilitação de Roberto Carlos. Na verdade, uma “facilitação” devido à perna mecânica e por isso impossibilitado ser habilitado. Naquele tempo não havia, creio, adaptação de carros para deficiente físico, como hoje tem.
Na década de 70 ele fez muito sucesso com o Programa Almir Silva que tocava mais música de forró e músicas de quadrilha, porque a época junina era muito comentada aqui, então tinha esse programa.
Almir escreveu seu nome na história do rádio apresentando o “O Alô, Alô Interior” que foi um dos programas de muita audiência da Rádio Guajará, depois também na Marajoara. Foi no comandado deste programa que Almir Silva criou um estilo próprio, muito irreverente, para transmitir as mensagens. O "Alô, alô interior” foi  o primeiro programa específico para as ondas tropicais por mexer com o interior do Estado.

Irreverência nos microfones
Uma das últimas fotos de Almir - 2002

“A graça do programa era que após quase todas as mensagens, muitas vezes escritas por gente simples, Almir fazia um comentário jocoso. Para a mensagem que dava conta da saúde de Milico, ele reservou uma pérola, hoje inserida na história do rádio paraense.
Foi dizer a mensagem e comentar:- Essa é boa...! É a primeira vez que eu ouço falar de um milico passando mal...
Havia um detalhe: estávamos em plena ditadura militar e os setores de informações, os arapongas, tinham especial atenção pelo programa do Almir, que bem poderia estar mandando mensagens cifradas a perigosos guerrilheiros”.
Horas depois o radialista foi procurado, na emissora, e levado por um oficial e mais quatro militares para o quartel do Exército, para prestar esclarecimentos.  
Donizete Cesar ao lado de Almir Silva
Em 2002 Almir Silva se foi, deixando seu nome escrito entre os maiores radialistas do Pará, em todos os tempos.

Comentários

  1. O Almir, se não me falha a memória, costumava iniciar assim o programa: "A benção seu padre! Deus te abençoe, 'Armir!' Filho 'traquino', querido, liso, até demais do vigário!"

    ResponderExcluir
  2. Não, não era assim. Era assim: "A benção seu padre.. Deus te abençoe Almirzinho! Filho querido, liso, REMISTA ATÉ DEMAIS DO VIGÁRIO"!

    ResponderExcluir
  3. Poxa deveriao ter um audio do inicio do programa .. eu quando criança adorava.. escultar.. o programa

    ResponderExcluir
  4. As memórias antigas de nossas rádios são poucas ou quase nenhuma. Eta Brasil de memória curta.

    ResponderExcluir
  5. Deus foi tão bom na minha infância, que permitiu que o velho radio, uma das poucas enranças de meu querido e falecido pai, que tivesse defeito que hoje considero um benção, de só sintonizava a emissora, ouvi muito “O Alô, Alô Interior”

    ResponderExcluir
  6. Sou fã desse artista do rádio que deixou saudades p nós amantes da rádio AM

    ResponderExcluir
  7. Sou de Maceió e sou fã de Rádio.
    Tomei conhecimento do programa através do músico paraense Ney Conceição que tem uma música com esse nome "Alô, alô interior ".

    ResponderExcluir
  8. Lembro quando eu era criança, os meus pais e parentes e outros adultos da época do final de 70 e início de 80, gostavam muito de ouvir as rádios AM e especialmente ás rádios: Rádio clube (PRC-5)e Marajoara. Nessa época eu tinha menos de 15 anos de idade e lembro como se fosse hoje do programa Alô alô interior, no qual era feito pelo saudoso Almir Silva, como o meu pai tinha origem interiorana ( Curuçà ) ele gostava de escutar esse programa na rádio Marajoara. Lembro muito que ele mencionava muito uma fazendo, acho que fica lá pelas bandas do nosso lindo arquipélogo do Marajó e chamavasse de " fazenda Galhoan ou Gaioan " salve encano. Esse programa me fez um exímio fã de rádios AM, especialmente aquelas que dão notícias do nosso interior do estado, como a nossa querida e quase centenário Rádio Clube do Pará. Essa rádio ainda tem em seus quadros bons radialistas da época de 60,70 e 80, como: Carlo Estácio, Cláudio Guimarães, Valdir Araújo,Jones tavares, Jr Avelar,Guilherme Guereiro, Carlo Castilhos, Nonato Cavalcante e outros da nova geração. Tem também um radialista muito versátil e bom, chamado de J. Almeida, no qual faz vários personagens, em um programa só. Não conheço pessoalmente nenhum desses monstros sagrados do rádio paraense, apenas esculto quando tenho tempo.

    ResponderExcluir
  9. Lembro que na década de 90, estava com a minha saudosa mãe, almoçando em um restaurante na Av. Campos Sales, perto da Rádio Marajoara e ele estava almoçando bem perto de nós e a minha mãe me informou assim: " esse senho que esse senhor bigodudo que está naquela mesa alí, é o Almir Siva" pois eu ouvia o programa dele e não conhecia ele nem por foto. Diferente dos dias de hoje, pois eu não conheço os radialistas pessoalmente, mas há conheço por fotos.

    ResponderExcluir
  10. Leiam meu livro Rádio Repórter e saibam tudo sobre o saudoso Almir Silva.Duas dessas fotos foram publicadas no livro que lancei em 2010.

    ResponderExcluir
  11. Lembro do meu avô sentado no corredor de nossa humilde casinha de madeira no bairro do Guamá.Bem acima de sua cabeça em uma prateleirinha estava o rádio a válvula com gabinete de madeira e com duas logomarcas: Semp do lado esquerdo e Radiolux do outro lado. Lembro dos três programas que ele não perdia;O do Paulo Ronaldo, A Patrulha da Cidade e o Alô Alô Interior.Eu ficava horas neste mesmo corredor com ele,só que eu ficava brincando de dirigir carro na máquina Singer da minha avó.Como diz a música:Que tempos bons, que não voltam nunca mais.

    ResponderExcluir
  12. Um blog para manter viva a comunicação do rádio na Amazônia paraense?!?!?!?
    Uma só palavra: Fantástico. Meus parabéns pelo brilhante trabalho

    ResponderExcluir
  13. Conheci o Sr Almir e falamos muito sobre o Rei Roberto Carlos. Pessoa simples mais com um talento único. Saudades deste mestre da comunicação do Brasil.

    ResponderExcluir
  14. Conheci Almir no Radio Marajoara Contantemente Estava Com Meu Amigo Walter Guimarães Rolim Assisti Farias Fezes Alo Alo Interior Alvivo Espetacula, Horas de Folgas Vendia Loteria Sempre Ele Estava no Bar Barba Azur e na Frente da Assembleia legislativa Saudades Que não Volta Más Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Bateu saudades da minha infância na Sacramenta. O rádio ligado direto na cozinha, era o maior emissor das informações. Com o saudoso Almir, aprendi inúmeros nomes dos municípios do nosso querido estado. Alberto/Belém-Pa

    ResponderExcluir
  16. os grandes locutores consagrados do rádio.Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  17. eu gostava na vinheta que jogava água no homem dormindo kkkkkk

    ResponderExcluir
  18. Alguém tem um áudio com a voz de Almir Silva?

    ResponderExcluir
  19. Quem tem um áudio, da locução do almir

    ResponderExcluir
  20. Até hoje não existe radialista com tamanho prestígio. Lembro da minha infância em que meu pai sempre escutava, diariamente, o "alô, alô interior".

    ResponderExcluir
  21. Meu pai também ouvia este programa alô alô interior e eu junto com ele. Velhos e bons tempos !!!

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de ouvir a música de abertura do programa!

    ResponderExcluir
  23. Caraca cadê esses áudios maravilhosos do locutor

    ResponderExcluir
  24. Esse blog devia ter um espaço para os áudios, aí agente clicava e ouvia os áudios marcantes dessas feras do radio paraense.
    Caraca seria fantástico!!!
    Já pensou: "A benção seu padre.. Deus te abençoe Almirzinho! Filho querido"
    A patrulha da cidade...etc...

    ResponderExcluir
  25. tempos de inverno forte, eu com quatro aninhos... o radinho da vovó ligado no Alo Interior... ele informava sempre das mulheres que davam a luz... informava sobre pessoas hospitalizadas.... dava noticias e recados... era o zap daquela epoca... meu Deus, como tudo mudou... vovó gostava tambem do programa A Hora e a Vez do Boêmio, com Eliy santos...

    ResponderExcluir
  26. Li todos os comentários gostei muito. Saudades do saudoso e radialista Amir Silva! Sou do interior de Castanhal na estrada de São Francisco do Pará, bem perto do rio marapanhim. Tenho 62 anos ouvir muito esse programa. Me deu saudade, e fis busca no Google e encontrei. Pena que não tem um áudio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Luís Eduardo Anaice - O repórter

Adamor Filho – “O Danado”

Eloy Santos - O Rei do Rádio